logo

CANDIDATA LARANJA

TRE-MT cassa mandatos de vereadores do MDB por fraude à cota de gênero em Reserva do Cabaçal

Perderam o mandato os vereadores Evanildo Venancio Ferreira, o Nildão, e Marcos Pereira Alecrim.


Por Redação

img

Foto: Reprodução

Os vereadores Evanildo Venancio Ferreira, o Nildão, e Marcos Pereira Alecrim, ambos do MDB, tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024, em Reserva do Cabaçal.

 

A decisão foi proferida no último dia 4 de agosto, após o TRE-MT julgar procedente o recurso apresentado pelo primeiro suplente do Partido Progressistas (PP), Marcos Manoel da Silva, conhecido como Professor Belau. Segundo a denúncia, a então candidata a vereadora Delclesia Gomes Vicente (MDB) teria sido usada como candidata laranja apenas para preencher a cota mínima de gênero exigida por lei. Ela recebeu apenas um voto, o que reforçou a tese de que sua candidatura não era legítima.

 

Com a decisão, todos os votos destinados à chapa do MDB nas eleições proporcionais serão anulados, o que implica a perda dos mandatos de Nildão e Marcos Alecrim.

 

A Justiça Eleitoral deverá agora realizar a retotalização dos quocientes partidário e eleitoral, excluindo os votos anteriormente atribuídos ao MDB, para definir os novos ocupantes das cadeiras na Câmara Municipal.

 

A ação pode resultar na posse de dois suplentes do PP: Professor Belau e Juliana Negris. No entanto, também há possibilidade de que uma das vagas seja destinada ao União Brasil, o que beneficiaria Nicolino Ferreira de Freitas, o Nicola.

 

Até o momento, o acórdão da decisão ainda não foi publicado.

 

Defesa

Procurado pelo portal Popular Online, o vereador Nildão afirmou que irá recorrer da decisão.

 

>>> Clique AQUI para participar do grupo do Popular Online no WhatsApp.


UNIDADES PENAIS

Governador Mauro Mendes assina decreto que regulamenta "mercadinhos" nos presídios de MT

Medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (7)


IRREGULARIDADES

TCE vê superfaturamento e mantém suspenso pregão de R$ 109 mi de consórcio de municípios

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) manteve suspenso o Pregão Presencial 1/2024, realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, para contratação de serviços operacionais, administrativos e de apoio. A licitação tinha valor estimado de R$ 109 milhões. O Consórcio tem como integrantes os seguintes municípios: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D'Oeste,...


CANDIDATA LARANJA

TRE-MT cassa mandatos de vereadores do MDB por fraude à cota de gênero em Reserva do Cabaçal

Perderam o mandato os vereadores Evanildo Venancio Ferreira, o Nildão, e Marcos Pereira Alecrim.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.